segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Exame da OAB, aprova na sua primeira fase 18%.

              



               Apenas 18% dos candidatos foram classificados para a segunda etapa. Percentual é menor que o do último exame da Ordem


                    Veja aqui, se você é um dos 18%



               O Estado com maior porcentual de aprovados para a segunda fase foi o Ceará com 27% e o que teve menos foi o Amazonas com 12%. São Paulo teve apenas 15% dos inscritos aprovados para a última etapa e o Distrito Federal, 23%.


               Esse percentual de aprovados na primeira fase é inferior ao do último exame, que teve 25% de participantes classificados na primeira etapa. No último exame, ao final das duas provas, menos de 10% foram aprovados, o menor índice já registrado. A OAB diz que o resultado é consequência do baixo nível de qualidade das faculdades, enquanto bacharéis críticos ao exame rebatem acusando a OAB de dificultar as provas para manter uma reserva de mercado.


              A obrigatoriedade do exame será julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em julho o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot Monteiro de Barros disse que o teste é incostitucional ao dar parecer favorável a um bacharel em Direito que pede a inclusão de seu nome na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sem ter de passar pelo exame do órgão. Segundo ele, “atribuir à OAB o poder de selecionar advogados traz perigosa tendência”.






Fonte: Portal IG




Nenhum comentário: