terça-feira, 20 de março de 2012

Manifestação Pró Ciclovias Jundiaí


A Avenida 9 de Julho, com seu cenário diário que envolve a circulação de milhares de veículos teve uma manhã diferente domingo (18/03), quando cerca de 200 ciclistas usaram a via como palco para manifestação: mais ciclovias na cidade.

A “pedalada por mais ciclovias em Jundiaí”, organizada pelo publicitário e membro da JPT Jundiaí Alex Rosa, foi uma idéia de juntar todos os movimentos já existentes na cidade, bem como ONGs com o objetivo de comover a Prefeitura de Jundiaí sobre a necessidade de ter mais vias para este tipo de transporte.

Participaram da manifestação o Vereador Durval Orlato (PT), movimento Pedala Jundiaí, Bicicletada , Por uma Jundiaí Melhor.

A escolha da avenida também teve um propósito. Segundo Alex, é uma das vias de Jundiaí que foi toda revitalizada e “não foi deixado nem um centímetro para uma ciclovia.”

Em pouco mais de uma semana, a JPT Jundiaí através das redes sociais na internet conseguiu reunir cerca de 200 pessoas, entre ciclistas e muitas famílias.

“Vale lembrar que a ciclovia não é apenas utilizada como um lazer, mas também como meio de transporte, porque Jundiaí ainda não é como São Paulo, mas já demonstra tamanha deficiência com o excesso de carros e falta do pensamento em mobilidade urbana através de Bike, bem como uma educação de Trânsito eficaz” explica Arthur Augusto, Secretário da JPT Jundiaí.


Os participantes se concentraram às 9h30 e percorreram, em uma faixa, até a construção do futuro Shopping Jundiaí e retornaram no sentido contrário. A avenida não foi fechada, o grupo teve apoio da Policia Militar. “A população não utiliza a bicicleta como meio de transporte, por causa da segurança”, diz Alex Rosa.



Além da manifestação os ciclistas tiveram uma boa ação, doaram 1 kg de alimentos para ajudar instituições de Jundiaí.



 



Fonte de apoio: Alex Rosa, Jornal Bom Dia e Portal Terra. 

Arthur Augusto
Secretário da JPT Jundiaí 

Nenhum comentário: