segunda-feira, 5 de julho de 2010

PROUNI - UMA REVOLUÇÃO!

      A ocasião foi especial para os 230 primeiros bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) que concluíram o curso de medicina.

      Nesta quarta-feira, 30/06, os estudantes festejaram a conquista do diploma de medicina. O encontro aconteceu durante o seminárioPerspectivas Profissionais na Área de Saúde, realizado em Brasília.


      O presidente Lula participou do evento e fez questão de lembrar que o programa dá oportunidade para que muitos brasileiros tenham um diploma universitário.

      “Acho que houve um descaso com o Brasil, porque este país foi governado por muita gente com diploma universitário, por muita gente que era advogado, professor, médico, empresário, fazendeiro. Portanto, eles sabiam o valor da educação porque tinham recebido educação, mas me parece que não tinham nenhuma vontade de dar ao povo brasileiro a oportunidade que eles tinham tido de ser formar”, disse Lula.

      O ministro da Educação, Fernando Haddad, também ressaltou a importância do ProUni: “Se pensarmos o que tínhamos em 2002, nós simplesmente, triplicamos a oferta da educação superior no Brasil, tanto em vagas nas Universidades públicas, tanto com bolsas em universidades particulares”.

      Na prática – O ProUni tem apresentado resultados surpreendentes. São mais de 704 mil bolsas ocupadas entre 2005 e 2010 e 72 mil bolsistas já concluíram as graduações.

      “O ProUni foi a única oportunidade de realizar o meu sonho de ser médico. O proUni representa o mérito de muitos estudantes que não podem pagar uma faculdade. Agradeço essa conquista e o mérito de me tornar médico ao governo”, disse Luiz Fernando, 24 anos, bolsista do programa em Minas Gerais.


      Outra estudante vitoriosa que sempre quis desde pequena ser médica é a paulistana Análise Zacarias que tentou quatro vezes o vestibular convencional em São Paulo, mas não conseguiu devido ao custo de cursinhos preparatórios. Ela só entrou na faculdade por causa da Bolsa do ProUni. “Graças ao ProUni eu consegui chegar onde eu estou hoje. Eu vou me forma, faltam cem dias para eu me formar. Sou eternamente grata ao ProUni, eu falei isso especialmente ao Lula, que Graças a Deus vou conseguir realizar meu grande sonho”.



Nenhum comentário: