terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vai avançar a unidade popular!

Cerca de 150 dirigentes e lideranças da Juventude do PT, UJS, JPL, JSB, JS-PDT e JPMDB participaram nesta terça e quarta-feira (27 e 28 de outubro) em Brasília do seminário “Juventude e Projeto Nacional”.

O encontro que teve como objetivo discutir o balanço das políticas de juventude no Brasil, projetar as ações necessárias para que estas se consolidem como políticas de Estado e iniciar o debate sobre as linhas gerais de um programa de governo para a juventude nas eleições de 2010.
Além de cumprir o objetivo planejado, o grande destaque do encontro foi o clima de unidade das juventudes partidárias do campo nacional, popular e democrático que hoje impulsionam o governo do presidente Lula.

Segundo a declaração divulgada no final do evento “há pouco tempo atrás era improvável que um governo olhasse para a juventude como sujeito de direitos e agentes da transformação” e que “hoje é possível falar não apenas nas melhorias concretas na vida dos jovens brasileiros, mas seu papel e envolvimento na construção de um projeto soberano e sustentável de desenvolvimento do país”.

Para as juventudes partidárias é necessário que o “próximo mandato do campo nacional, popular e democrático aprofunde os avanços conquistados pela juventude”, para isso aponta um conjunto de ações, entre elas a aprovação pelo Congresso Nacional dos marcos legais da juventude brasileira (PEC da Juventude, Plano Nacional de Juventude e Estatuto da Juventude), a ampliação da escala dos programas voltados aos jovens e a necessidade de “conectar as conquistas da juventude com as possibilidades estratégicas que o país vem construindo”.

O documento conclui que “está dado o desafio de garantir unidade e o aprofundamento dessa política, durante e após o processo eleitoral de 2010. Agregar de forma definitiva o tema juventude na agenda do projeto de país que queremos deve ser o legado a ser deixado às próximas gerações” e que para tanto será necessário “dar continuidade a esta iniciativa, desencadeando ações nos estados e municípios e constituindo uma agenda política para o próximo período”. ( Portal Juventude do PT)

Nenhum comentário: